Casa

Qual o melhor fogão para minha casa?

Você já pensou em como escolher um fogão ideal para o seu cantinho? Ou já imaginou que exista um fogão ideal para você e sua família? Pois é. Nunca pensamos que escolher um fogão seria tão difícil até começar a pesquisar sobre as milhares opções disponíveis no mercado. Aqui vamos te ajudar da forma mais tranquila e elaborada possível para que você possa escolher o fogão, cooktop, fogão elétrico ou industrial que cabe perfeitamente no seu bolso e na sua cozinha.

Siga a leitura no Blog Zema e veja como escolher o melhor fogão para você!
Siga a leitura no Blog Zema e veja como escolher o melhor fogão para você!

Como escolher o seu fogão?

Escolher um fogão parece uma tarefa fácil, e é. Mas isso vai depender do seu entendimento sobre quais são as necessidades dentro da sua casa. Perguntas simples devem ser feitas, como: quantas pessoas moram com você? Qual a frequência do uso do fogão na sua casa? Com essas perguntas básicas, você consegue entender melhor a demanda da utilidade do fogão no dia-a-dia. Por exemplo: se você mora só ou com até uma pessoa, o ideal é um fogão de até 4 bocas. Com isso você consegue cozinhar várias comidas simultaneamente e agiliza o processo.

Gás ou elétrico?

Você sabe como escolher entre fogão a gás ou elétrico? Bom, isso vai depender do seu tipo de residência, portanto, o  modelo de fogão a ser escolhido dependerá do sistema de abastecimento na sua casa ou apartamento. 

Os fogões a gás, são os fogões mais comuns, variando entre modelos de duas bocas até fogões de 6 bocas.  Alguns cooktops também funcionam da mesma forma que o fogão tradicional a gás, e a única necessidade do uso de energia elétrica é ao acender a chama para iniciar o preparo dos alimentos.

Já os fogões elétricos, costumam funcionar por indução ou por corrente elétrica, sem fogo aparente, apenas aquecimento do local sob o tampo de vitrocerâmica. Como são modelos mais recentes, costumam contar com outras funções além das tradicionais que já conhecemos no fogão a gás. Muitos modelos de fogões elétricos tem a opção de regular o tempo de cocção, regulação assertiva da temperatura de aquecimento e desligamento automático de segurança são alguns exemplos. 

Fogão 4 bocas

O fogão 4 bocas é o fogão mais tradicional do mercado, e em algum momento esteve presente em quase todas as casas de famílias brasileiras. Apesar da procura do público por eletrodomésticos recheados de inovação e modernidade, o fogão 4 bocas não fica para trás quando o assunto é boa funcionalidade e praticidade. Como o próprio nome já diz, o fogão é composto por quatro bocas para cocção, um forno elétrico embutido e controles de temperatura para as bocas e o forno. Seu funcionamento é prático e intuitivo. Além disso, o seu tamanho costuma ter uma variação de acordo com a marca, por isso, é sempre necessário que você saiba a medida exata do local destinado ao seu fogão.

Entenda um pouco mais sobre o fogão 4 bocas.
Entenda um pouco mais sobre o fogão 4 bocas.

Fogão 5 bocas

O fogão 5 bocas é muito parecido com o fogão 4 bocas quando se trata de suas funcionalidades. A diferença é que ele dispõe de mais uma boca e seu forno é maior, detalhes que no dia a dia de uma família com mais de 3 pessoas, pode fazer muita diferença. Sua composição são 5 bocas, um forno embutido e controles de temperatura para as bocas e o forno. Esse fogão costuma ter um tamanho mais robusto, o que necessita de um espaço significativo em sua cozinha. Em compensação, a praticidade e seu tamanho são grandes aliados em relação ao tempo. O tamanho desse fogão permite que você mantenha 5 panelas a todo vapor ao mesmo tempo, além do seu forno elétrico que tem um tamanho considerável para preparo de alimentos que necessitem compartimentos espaçosos.

Saiba um pouco mais sobre o fogão 5 bocas.
Saiba um pouco mais sobre o fogão 5 bocas.

Fogão cooktop

O fogão cooktop é perfeito para você que não tem muito espaço disponível em sua cozinha e precisa otimizar cada cantinho na hora da organização dos eletrodomésticos. Esteticamente agradável, prático e de fácil usabilidade, o cooktop necessita de pouquíssimo espaço para integrar a sua cozinha. Existem muitos modelos de cooktop, variando de 1 até 5 bocas, com opções de controles digitais ou manuais. As opções de quantidade de bocas são essenciais na hora da escolha da compra, porque permite priorizar o espaço que você tem disponível. Apesar de não ter um forno embutido, ele supre todas as necessidades de um fogão. Não é à toa que o cooktop tem sido um grande queridinho nos últimos anos, por sua fácil instalação na bancada da sua cozinha e por não necessitar de tanto espaço para tal.

Entenda um pouco mais sobre o cooktop.
Entenda um pouco mais sobre o cooktop.

Fogão elétrico

Apesar de ter o funcionamento semelhante ao tradicional fogão e até mesmo ao cooktop, o fogão elétrico é uma solução prática e de grande utilidade por ser um aparelho portátil. Ele é de fácil adaptabilidade em qualquer tipo de ambiente e espaço que tenham energia elétrica, perfeito para levar para viagens. Sua capacidade de aquecimento impressiona com a rapidez e seu funcionamento é feito por indução, podendo utilizar qualquer tipo de panela em preparo de alimentos. Entre as características citadas acima, a melhor delas vou te contar agora: o baixo consumo de energia elétrica, que fica em torno 21kWh por mês. Navegue pelas Lojas Zema para encontrar o fogão elétrico que se encaixa perfeitamente com a sua necessidade.

Falando mais sobre o fogão elétrico.
Falando mais sobre o fogão elétrico.

Fogão industrial

Quando falamos de fogão industrial, qual o primeiro pensamento que vem à mente? Se você falou “cozinha profissional” você não foi a única pessoa, e estou me incluindo nessa! Os fogões industriais são muito utilizados em cozinhas profissionais, que exigem rapidez e praticidade além do comum. O cozimento nesse tipo de fogão é muito mais rápido, o que afeta diretamente na produção dos pratos e agilizam a entrega à mesa do cliente. A durabilidade desse eletrodoméstico também é um ponto a se falar, por ser um aparelho produzido a partir de ferro e aço, a sua durabilidade é altamente prolongada, o que faz o custo-benefício valer a pena. 

Mas se engana quem pensa que o fogão industrial é direcionado apenas para a cozinha profissional. Apesar de ser menos comum, é possível ter um fogão industrial em casa. Para isso, você precisa ter um bom espaço disponível na sua cozinha, já que o fogão costuma ser bem maior que os fogões convencionais. E, também, escolher qual modelo se encaixa melhor para você. Os fogões industriais oferecem o modelo de baixa pressão e modelo de alta pressão. O modelo de baixa pressão possui um regulador, para que o gás seja aproveitado da melhor forma, assim tendo maior economia de gás. Já o fogão de alta pressão não possui regulador, e o gás vai direto do botijão para o fogão, fazendo com que a chama do fogo seja mais potente. Não esqueça de dar uma passadinha nas Lojas Zema para escolher o melhor modelo de fogão industrial para você.

Entenda sobre um fogão industrial em cozinha doméstica.
Entenda sobre um fogão industrial em cozinha doméstica.

Fogão é nas Lojas Zema!

Agora que você já leu um pouco sobre os fogões disponíveis nas Lojas Zema, o que você acha de entender mais sobre as características técnicas deles? Visite nossa página e aprenda tudo que você precisa saber sobre o fogão que melhor atende a sua necessidade na cozinha.

Redação Zema Digital

Sobre o autor

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Selecionados para você

Diferença entre Liquidificador, Processador, Mixer e Batedeira
Casa

Qual a diferença entre liquidificador, processador, batedeira e mixer?

Liquidificador, mixer, batedeira e processador, por vezes, nos enganam por ter funções similares, mas são eletrodomésticos com propostas completamente diferentes.
Eletromésticos essenciais para sua cozinha
Casa

Lista de Eletroportáteis para Cozinha essenciais

Não é novidade que nossas vidas andam em um ritmo frenético e quase não dá tempo de se alimentar com