Casa

Tipos de piscina e como escolher a melhor para sua casa

Tipos de piscina para sua casa

Se você está pensando em construir uma piscina em casa, é importante escolher o tipo de piscina que melhor se adapta às suas necessidades e orçamento. 

Uma das primeiras coisas a considerar é o material da piscina. As piscinas podem ser feitas de concreto, fibra de vidro, vinil ou até mesmo de plástico. Cada material tem suas próprias características e custos, então é importante pesquisar e comparar antes de tomar uma decisão.

Por fim, o orçamento também é um fator importante. O preço da piscina pode variar significativamente dependendo do tipo, tamanho e materiais utilizados. É importante ter um orçamento claro em mente antes de começar a pesquisa. 

Pensando nestes fatores, escolher o tipo certo de piscina para sua casa pode ser uma tarefa mais fácil e eficiente.

Conheça os principais tipos de piscina

Existem diversos tipos de piscinas disponíveis no mercado, cada uma com suas características e vantagens. Abaixo, apresentamos alguns dos tipos mais comuns:

Alvenaria ou concreto armado

As piscinas de alvenaria ou concreto armado são consideradas as mais resistentes e duráveis, podendo durar décadas. 

Além disso, permitem maior personalização no projeto, podendo ser construídas em diferentes formatos e tamanhos. Porém, são as mais caras e demoradas para serem construídas.

Placa pré-moldada

As piscinas de placa pré-moldada são mais rápidas e fáceis de instalar do que as de alvenaria, pois as placas já vêm prontas para serem montadas no local. Elas são mais acessíveis em termos de preço, mas não oferecem tantas opções de personalização.

Piscina de PVC 

As piscinas de PVC são as mais simples e baratas do mercado. Elas são fáceis de montar e desmontar, ideais para quem não tem muito espaço ou quer uma solução temporária. Entretanto, elas não são muito resistentes e duráveis, devendo ser substituídas com mais frequência.

Piscina inflável de plástico ou lona

As piscinas infláveis são outra opção econômica e prática, ideais para quem quer uma piscina pequena e fácil de transportar. Elas são feitas de plástico ou lona, e podem ser montadas e desmontadas rapidamente. Porém, elas também são menos resistentes e duráveis.

Piscina de areia

As piscinas de areia são uma opção mais natural e ecológica, pois utilizam areia ao invés de concreto. Elas são mais caras e complexas de serem construídas, mas oferecem um visual diferenciado e agradável.

Piscina em container

As piscinas em container são uma opção moderna e sustentável, que reaproveita o material dos containers. Elas são fáceis de transportar e instalar, mas podem ser mais caras do que outros tipos de piscinas.

Fibra de vidro

As piscinas de fibra de vidro são pré-fabricadas e prontas para instalação, sendo mais rápidas e fáceis de instalar do que as de alvenaria. Elas são resistentes e duráveis, e podem ser encontradas em diferentes tamanhos e modelos. Porém, elas não permitem tanta personalização no projeto.

Piscina de Vinil

A piscina de vinil é uma opção popular entre os proprietários de casas por ser uma alternativa mais acessível em comparação com outras opções mais caras, como piscinas de alvenaria ou fibra de vidro. Elas são feitas de uma estrutura de metal ou concreto revestida com uma membrana de vinil durável e flexível, que vem em várias cores e padrões. Uma das vantagens da piscina de vinil é a facilidade e rapidez de instalação, pois geralmente pode ser concluída em cerca de duas semanas. 

Além disso, o vinil é um material suave e não poroso, o que torna a superfície da piscina mais confortável para a pele dos nadadores.

Piscina de aço Inox

As piscinas de aço inox são uma opção luxuosa e moderna para os proprietários de casas que buscam uma piscina durável e elegante. O aço inox é um material durável e resistente à corrosão, o que significa que a piscina terá uma vida útil mais longa em comparação com outras opções. 

Outra vantagem das piscinas de aço inox é a facilidade de limpeza, pois o material não poroso não acumula sujeira ou bactérias, o que pode reduzir a necessidade de produtos químicos de limpeza. Além disso, o aço inox é um material flexível, o que permite a personalização da forma e tamanho da piscina.

Qual o melhor tipo de piscina para apartamento?

Para apartamentos, a melhor opção é geralmente uma piscina inflável ou de plástico. Essas opções são portáteis e podem ser facilmente armazenadas quando não estão em uso. Além disso, elas não exigem grandes instalações ou equipamentos especializados para manter.

Como medir a capacidade de pessoas na piscina?

A capacidade de pessoas na piscina depende do tamanho e da profundidade da piscina. Para calcular a capacidade máxima de pessoas, é necessário multiplicar o comprimento da piscina pela largura e pela profundidade, e depois dividir o resultado por 2.

 Por exemplo, se uma piscina tem 10 metros de comprimento, 5 metros de largura e 1,5 metros de profundidade, a capacidade máxima de pessoas seria: 10 x 5 x 1,5 = 75 75 ÷ 2 = 37,5 pessoas.

No entanto, é importante lembrar que a capacidade máxima de pessoas na piscina pode variar de acordo com as normas de segurança do local e a disposição dos móveis

Como limpar a piscina?

A limpeza da piscina envolve a remoção regular de sujeira e detritos, como folhas e insetos, bem como o controle da química da água, como o pH e o cloro. É importante seguir as instruções do fabricante para a manutenção adequada da piscina e usar produtos de limpeza seguros e adequados.

Como aquecer a água da piscina?

Existem diversas formas de aquecer a água da piscina, sendo as mais comuns a utilização de aquecedores elétricos, aquecedores a gás, bombas de calor e aquecedores solares. 

  • O aquecedor elétrico é a opção mais simples e fácil de instalar, mas também é a que gera maior gasto de energia. 
  • O aquecedor a gás é uma opção mais eficiente e econômica, mas requer um investimento inicial mais alto. 
  • A bomba de calor é uma opção que utiliza o ar como fonte de energia para aquecer a água da piscina, sendo uma opção ecologicamente correta e econômica, mas também requer um investimento mais elevado. 
  • O aquecedor solar é uma opção sustentável e econômica a longo prazo, mas também requer um investimento mais alto inicialmente.

Onde comprar piscina pela melhor preço?

Para encontrar a piscina ideal para você, visite o site da Zema e confira as opções disponíveis. A loja oferece diferentes tamanhos e modelos de piscinas infláveis, desmontáveis e de fibra, por exemplo. Certifique-se de verificar as especificações de cada produto e comparar os preços para encontrar a melhor oferta. 

Além disso, a Zema também oferece condições de pagamento facilitadas, como parcelamento em até 12 vezes sem juros, o que pode ajudar a tornar a compra da sua piscina mais acessível.

Lojas Zema

Sobre o autor

Tecnologia, moda, decoração e tudo o que está presente no cotidiano de nossos clientes, proporcionando mais praticidade no seu dia a dia, simplificando e facilitando a sua vida.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Selecionados para você

Diferença entre Liquidificador, Processador, Mixer e Batedeira
Casa

Qual a diferença entre liquidificador, processador, batedeira e mixer?

Liquidificador, mixer, batedeira e processador, por vezes, nos enganam por ter funções similares, mas são eletrodomésticos com propostas completamente diferentes.
Eletromésticos essenciais para sua cozinha
Casa

Lista de Eletroportáteis para Cozinha essenciais

Não é novidade que nossas vidas andam em um ritmo frenético e quase não dá tempo de se alimentar com