O ar-condicionado sem dúvidas é o melhor amigo do brasileiro, principalmente nas épocas mais quentes do ano. Durante o verão um dos maiores medos da população é a famosa conta de luz. Por mais que tente manter um baixo consumo, é difícil evitar a conta alta no fim do mês. Então siga a leitura no Blog Zema e confira nossas dicas de como economizar energia com ar condicionado ligado!
A cada ano que passa mais quentes ficam as estações, e no período mais quente do ano não tem quem fique sem ar-condicionado. O ar-condicionado parou de ser um artigo de luxo há muitos anos e passou a ser necessidade na casa dos brasileiros para se ter o mínimo de conforto durante grandes períodos de temperaturas altas que afetam nosso país ano após ano.
Então como fazer para não tomar um susto todo final do mês? O verão é o período que mais se consome energia, por isso te ajudaremos a entender tudo sobre como economizar energia com ar-condicionado, principalmente em épocas de grandes picos na conta de luz.
Ar-condicionado no verão
É ideal que se tenha um bom ar-condicionado durante o verão, principalmente instalado nas condições corretas e em pleno funcionamento para não ter chance do seu aparelho puxar mais energia do que a necessária para o funcionamento. Tendo isso em mente, leia abaixo as melhores dicas para economizar energia mesmo com o seu ar-condicionado ligado.
Dicas infalíveis para menor consumo de energia:
- Ao pesquisar sobre qual ar-condicionado comprar, sempre busque pelo que tem a potência adequada para o ambiente que deseja instalar seu aparelho;
- Prefira modelos que possuam o Selo Procel de Economia de Energia;
- Opte pelo modelo inverter, eles costumam ser muito mais econômicos;
- Escolha modelos que possuem programações como Timer e Sleep, essas programações são essenciais para regular a temperatura automaticamente durante a noite, ajudando no controle do gasto de energia;
- Sempre que for ligar o ar-condicionado, mantenha todas as portas e janelas fechadas para evitar a entrada de calor externo;
- Se possível, evite a entrada de sol no cômodo em que o ar-condicionado está em funcionamento;
- Sempre instale o ar-condicionado em pontos altos do cômodo, quanto mais perto do teto, melhor será a distribuição do ar;
- Mantenha a temperatura do seu termostato em 23 graus, esta costuma ser a temperatura ideal para resfriamento deixando o ambiente mais agradável;
- Por fim, sempre mantenha os filtros limpos, caso contrário seu aparelho é forçado a trabalhar mais, resultando em maior consumo de energia.
Quanto gasta um ar-condicionado?
É difícil estipular um valor de quanto gasta um ar-condicionado, pois varia de acordo com a potência que ele possui, por quanto tempo você o mantém ligado e quais as condições climáticas do seu local de moradia. Por isso é ideal que a escolha da potência do ar-condicionado sempre seja compatível com o tamanho do ambiente que se pretende instalar. Se a potência do seu ar-condicionado é baixa para o ambiente que você instalou, é muito provável que o custo da sua conta de luz aumente significativamente.
Segundo especialistas, um ar-condicionado de 9.000 BTUs consome até 17,6 kWh/mês, de 12.000 BTUs consome 25 kWh/mês e de 18.000 BTUs consome aproximadamente 34,2 kWh/mês.
Qual o ar-condicionado mais econômico?
O ideal para economizar energia com ar-condicionado é buscar por aparelhos com a tecnologia inverter ou dual inverter. Essa tecnologia utiliza o compressor com maior eficiência, chegando a temperaturas ideal no ambiente ele não desliga, mas mantém o seu funcionamento de uma forma mais lenta para que o ambiente permaneça climatizadohttps://blog.zema.com/dia-das-maes-como-escolher-o-presente-ideal/. Dessa forma, o ar-condicionado inverter pode economizar até 30% de energia elétrica.
Já o dual inverter compartilha da mesma tecnologia, porém com dois compressores, o que traz maior eficácia e economia, podendo poupar até 70% de energia elétrica.
O que gasta mais energia: ar-condicionado ou ventilador?
O gasto de energia do ventilador tanto quanto o ar-condicionado varia de acordo com a potência do seu aparelho e das horas de uso. De modo geral, o ar-condicionado costuma gastar mais energia por ter uma potência mais elevada que o ventilador, pois ele refrigera o ar e oferece programações que interferem diretamente no consumo de energia.