Automotivo

Ar-Condicionado do carro: Aprenda a resfriar mais rapidamente

Um dia de sol forte, seu carro fica exposto algumas horas e quando você vai entrar está literalmente um “forno”. Para gelar o interior rápido, normalmente a saída é ligar o ar-condicionado na potência máxima, com os vidros fechados. Apesar de parecer lógica, a ação não é a mais eficiente porque aumenta o tempo de resfriamento.

Qual a temperatura do carro no calor?

Qual a temperatura do carro no calor

De acordo com o engenheiro mecânico, Sérgio Eugênio da Silva, que é também especialista em ar-condicionado automotivo, no verão a temperatura dentro do veículo chega tranquilamente aos 60°C. “O recomendado nesse caso é abrir as janelas ou portas do carro primeiro, esperar o vapor quente sair e ligar o ar- condicionado no máximo, sem re-circular, puxando um novo ar da atmosfera”, explica.

Essas medidas podem reduzir o tempo de resfriamento da cabine até 10 vezes. “Retirando a massa de ar quente, a pessoa já começa a sentir o conforto térmico entre três e cinco minutos e aí é só bloquear a entrada de ar externo e ajustar a ventilação”, diz o especialista. “Se não abrir as janelas e portas antes e a recirculação de ar estiver acionada, o mesmo processo pode levar até 40 minutos”.

Cuidados com o ar-condicionado automotivo

Antes de desligar o carro e o ar, outra recomendação importante: “Quando estiver de dois a três minutos do destino, é recomendável colocar o ar na potência máxima novamente ou acionar o ar quente em dias de temperatura mais ambiente, porque os fungos gostam de locais escuros, poeira e água gelada e isso é tudo que eles encontram nas caixas de ar”, conta. “A velocidade alta da ventilação elimina a umidade e desligar o sistema de ar antes de estacionar também ajuda a evitar a proliferação de fungos”.

Além disso, existem alguns outros cuidados com o ar-condicionado automotivo que precisam ser considerados. Devido a fatores como tempo de uso e manutenção, o ar-condicionado do carro pode apresentar alguns desgastes e impactos no desempenho. A poeira em excesso e outros componentes atrapalham o seu bom funcionamento e podem até resultar em problemas de saúde para quem anda naquele carro, como rinites e sinusites.

Sendo assim, a dica do Blog Zema é que você verifique com um profissional especializado a qualidade do filtro do ar-condicionado automotivo a cada seis meses. Em alguns casos, a limpeza não será o suficiente. O ar-condicionado precisará ser substituído por um novo.

Potência máxima do ar-condicionado automotivo não aumenta o consumo de combustível

Se ao ler essas dicas você ficou preocupado com o consumo do carro, saiba que não há uma diferença perceptível no consumo ou na potência se alterar a temperatura ou a velocidade do ventilador. De acordo com o engenheiro mecânico Sérgio, em qualquer uma das situações, o compressor – que é o responsável pelo leve aumento de consumo – funciona com a mesma carga de força produzida pelo motor. “É uma diferença desprezível, principalmente perto do conforto que gera”, conclui.

Passo a passo para resfriar o carro com ar-condicionado

  1. Antes de dar a partida, abra os seus vidros;
  2. Dê partida e dirija um pouco;
  3. Ligue o ar-condicionado e mantenha os vidros abertos;
  4. Quando a sensação de abafamento cessar, feche os vidros e aproveite!

Redação Zema Digital

Sobre o autor

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Selecionados para você

Como escolher o pneu ideal para meu carro
Automotivo

Como escolher o pneu ideal para o meu carro?

O pneu ideal para o seu carro é o pneu que é recomendado pela concessionária, tanto para a sua segurança
Economizar combustível pela troca de marchas
Automotivo

Como economizar até 50% de combustível com a troca de marchas

Motores modernos permitem rodar com marchas maiores em velocidades menores Dirigir a 50 km/h em quinta marcha parece improvável? Saiba